em Política

Apesar de mais Ministérios no governo Lula, a despesa será a mesma que atual

20/12/2022

O número de Ministérios do governo Lula aumentará de 23 para 37, contudo, apesar do maior número de pastas, a despesa será a mesma que a atual do governo Bolsonaro, diz o futuro Ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT). Entenda o porquê:

O novo governo Lula, terá um aumento de Ministérios, que aumentarão de 23 para 37, contudo, o gasto com a estrutura dos Ministérios, continuará a mesma, apenas com uma redistribuição de pessoal e Ministérios segmentados para políticas públicas.

O número de pastas desta vez será maior que o dos dois primeiros governos Lula: 30 e 35, respectivamente. Atualmente, o governo Bolsonaro tem 23 ministros. Segundo o futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa, não haverá criação de novos cargos nem aumento de despesas.

“Nós definimos os ministérios que foram desmembrados. Antes, eu quero reafirmar aqui um pedido do presidente, que foi, ao desmembrar os ministérios, não haver ampliação de cargos, ou seja, o custo e o volume de gastos se manter independente da quantidade de ministérios. Então, nós estamos finalizando a estrutura com 37 ministérios, incluindo aí os ministérios que buscam garantir a transversalidade de ações de governo”, declarou Rui Costa em coletiva à imprensa neste sábado.

Segundo Rui Costa, entre as pastas que serão recriadas, estão os ministérios das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Povos Originários. O Ministério da Economia será desmembrado em: Fazenda; Indústria e Comércio; Planejamento, e Gestão.

ARTIGOS RELACIONADOS:

Segundo Rui Costa, não haverá aumento da máquina pública com a ampliação dos ministérios
,
apenas uma redistribuição de cargos. Apenas os cargos dos novos ministros é que serão criados, por meio de uma Medida Provisória (MP). “Não haverá criação de cargos, como eu disse, os cargos dos atuais ministérios serão redistribuídos, mas a figura do ministro precisa ser criada por lei”, ressaltou.

ENTRE EM NOSSO CANAL NO TELEGRAM E RECEBA NOTÍCIAS

Os comentários estão desativados.