Auditor do TCU confessa que repassou dados falsos divulgados por Bolsonaro
09/06/2021
Auditor foi afastado por repassar informações falsas sobre dados da Covid-19 no Brasil. Ele foi responsável por informações falsas divulgadas por Jair Bolsonaro, em que o mesmo afirma que 50% das mortes no Brasil pelo vírus, não foram causadas pela doença e sim por outras doenças, o que é mentira , o auditor é próximo à família Bolsonaro.
O auditor fiscal do Tribunal de Contas da União, Alexandre Figueiredo Costa e Silva, foi afastado do TCU pelas informações falsas, sobre as mortes de Covid-19 no Brasil.
Os dados elaborados por Alexandre, foram usados por Bolsonaro, para espalhar fake news sobre número de mortes por Covid-19, ser menor que o número oficial.
Acontece que Alexandre é próximo à família Bolsonaro.
Seu pai é militar e amigo pessoal do presidente Jair Bolsonaro, sendo o pai quem levou os dados falsos para Bolsonaro.
A proximidade da família Bolsonaro com a de Alexandre é tão grande, que o auditor chegou a ser indicado para uma diretoria do BNDES em 2019, contudo o TCU barrou a indicação, por conflito de interesses.
Além de ser afastado do cargo, Alexandre é alvo de uma investigação preliminar realizada pela equipe técnica do TCU que apura o caso e terá que prestar esclarecimentos sobre a manipulação de dados à CPI da Covid-19 no Senado.
Tanto o auditor, quanto Osmar Terra, foram convocados à CPI da Pandemia.
Isso deve causar um terremoto político á depender de como a CPI lidará com os dois.
As análises do auditor, jamais integraram qualquer relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), foram apenas postadas em um sistema de comunicação interna de auditores e logo após rebatidos e recusados, por falta de solidez técnica.
De acordo com a tese do auditor, os governadores e prefeitos “inflaram” o número de mortes, para receber mais recursos federais.
As mortes contudo são registradas por médicos e profissionais de saúde e não pelas secretárias de saúde ou por governos e munícipios.
O TCU reconhece que o Brasil tenha mais de 479 mil mortes por covid-19.
Ou seja, o bolsonarismo, se baseia em mentira, em falsificação de dados ou melhor dizendo crime.
Com informações da Folha de São Paulo.
LEIA TAMBÉM:
Mastercard desiste de patrocínio à Copa América no Brasil
VÍDEO: Bolsonaro admite que espalhou fake news sobre o TCU
Ministro da Saúde admite que cloroquina não funciona em CPI
SIGA NOSSAS REDES: