Bolsonaro é gravado sem saber e diz : “Não dá para dar um golpe, não?”
Bolsonaro não se dá conta que estava sendo gravado e fala em “dar um golpe” para presidente do Paraguai, em evento do Mercosul
Jair Bolsonaro criticou as inúmeras crises sociais e protestos em países da América do Sul, em conversa que ele estava tendo com o presidente do Paraguai, , Mario Abdo Benítez, Bolsonaro disse sem saber que o microfone estava ligado: “Quero continuar presidente, não dá pra dar um golpe, não?”,disse.
Em áudio captado pelo Rádio Guaíba, soltou a “peróla” acima e continuou: “Tudo quando eles perdem, dizem que é golpe. É impressionante, né?”. A declaração se referiu a presidência do Mercosul, que passou para as mãos de Benítez.
O presidente paraguaio, que falou em seguida na 55ª reunião dos líderes do Mercosul, em Bento Gonçalves (RS), agradeceu ao apoio do governo Bolsonaro, “quando houve uma ameaça à democracia” do Paraguai. Em agosto desse ano, foi aberto um processo de Impeachment, contra o presidente do Paraguai, pelo escândalo de Itaipu, onde houve um acordo secreto com o Brasil para negociar a energia de Itaipu, que trariam prejuízos de R$ 200 milhões ao Paraguai. A investigação teria sido interrompida por pressão brasileira.
Segundo informações do jornal ABC, do Paraguai, chats vazados do Whatsapp, revelaram pressão de autoridades brasileiras pelo acordo de Itaipu e que empresa ligada ao clã Bolsonaro, no Brasil ,estaria por trás das negociações.
A fala de Bolsonaro, foi alvo de críticas da vice-presidente do Uruguai Lucia Topolansky, que afirmou que na Bolívia houve um golpe e que “não há atalhos na democracia”.
Com informações da VEJA
Ouça o áudio de Bolsonaro, que foi captado sem ele saber:
Durante la apertura del encuentro presidencial del Mercosur en la que Brasil entrega la presidencia del bloque, sin percibir que el micrófono abierto, Bolsonaro dijo “Quiero continuar presidente, no se puede dar un golpe, no?”. pic.twitter.com/Oq9w3ZkRhh
— Nacho Lemus (@LemusteleSUR) December 5, 2019