Bolsonaro é processado por famílias de vítimas da pandemia
24/06/2021
Uma iniciativa está tomando corpo em todo Brasil e é importante ver o que vai acontecer. Uma associação de vítimas e parentes de vítimas da Covid-19, está à PGR para processar Jair Bolsonaro pelas mortes e o responsabilizando.
Mais um flanco se abre contra Bolsonaro na luta política, agora é a vez das famílias cobrarem o preço do negacionismo e crimes de Bolsonaro na pandemia.
Tudo começa com um advogado, Gustavo Bernardes, de 46 anos, que ficou intubado por covid-19 e sofreu duras complicações da doença, logo após recuperar-se decidiu juntar-se à pessoas que perderam entes queridos, parentes e fundou uma Associação de Vítimas da Covid-19.
O advogado que chegou próximo da morte, resolveu agir.
AÇÃO CONTRA BOLSONARO NA PGR
Por meio de uma representação criminal na Procuradoria-Geral da República (PGR), protocolada em 9 de junho, ele pede que seja oferecida uma denúncia contra Bolsonaro ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que o presidente seja processado criminalmente pela condução da pandemia .
Bernardes é presidente da Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19 (Avico).
‘(O governo) não cumprir as políticas de saúde é o que está por trás desses resultados tão nefastos’, diz Jurema Werneck sobre mortes na pandemia #CPIdaCovid pic.twitter.com/bqlhM9yAkq
— Estadão (@Estadao) June 24, 2021
Apesar de a medida protocolada na PGR estar em nome dele, ela representa todas as pessoas que compõem a associação e tiveram quadro grave de covid-19 ou perderam familiares para a doença. “É uma iniciativa coletiva”, ressalta o advogado.
Além disso, o advogado ressalta que essa foi uma maneira dos membros da Associação responsabilizarem Bolsonaro pela crise sanitária que se instalou no país.
A representação diz que Bolsonaro seguiu: “estratégia federal cruel e sangrenta de disseminação da covid-19, perfazendo um ataque sem precedentes aos direitos humanos no Brasil”.
Além disso, o documento também recorda que Bolsonaro incentivou uso de medicamentos sem eficácia comprovada, provocou aglomerações, não incentivou uso de máscaras entre outros.
É uma iniciativa para ser apoiada para responsabilização criminal de Jair Bolsonaro pelas mais de 500 mil mortes durante essa pandemia.
SIGA NOSSO TWITTER:
Follow @falandoverdes2LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Ministro de Bolsonaro ameaça denunciantes de esquema da Covaxin
Cai Ministro do Meio Ambiente de Bolsonaro, alvo de investigações
As provas que Bolsonaro sabia da corrupção na compra da Covaxin