em Economia

China vai comprar soja da Tanzânia e isso poderá afetar o Brasil

29/10/2020

De acordo com informações do jornal chinês The South Morning China, o país asiático revolveu comprar soja da Tanzânia, país africano, para reduzir a dependência do Brasil e dos EUA. Decisão essa que deve afetar frontalmente o agronegócio brasileiro, pois muito do superávit comercial brasileiro vinha de comércio com a China.




Logo após diversos ataques de Bolsonaro à China, parece que a resposta do gigante asiático está chegando.

O maior parceiro comercial do Brasil, anunciou que irá comprar soja da Tanzânia e de acordo com o jornal South Morning China, a medida visa diminuir a dependência do Brasil e dos EUA. Ou seja, a China deve ter percebido que Bolsonaro se alinhou totalmente a Trump, em sua guerra comercial contra o país asiático.




China está abrindo seu mercado para a Tanzânia, em um esforço para reduzir sua dependência do Brasil e dos Estados Unidos para importações de soja e de grãos. A China é o maior importador da oleaginosa do mundo.


China corta importação de carne de frigoríficos brasileiros


“Wu Peng, diretor de assuntos africanos do Ministério das Relações Exteriores da China, disse que um acordo foi alcançado na segunda-feira para a Tanzânia começar a exportar soja para o país”, diz o jornal. “Tanto a China quanto a África podem se beneficiar de laços comerciais mais fortes”, diz o diplomata chinês.



Além disso, a China faz outro movimento que poderá afetar o agronegócio brasileiro.


LEIA TAMBÉM:

Vacina de Oxford, preferida de Bolsonaro, terá insumos da China

Secretário de Saúde de SP lembra: “95% da cloroquina no Brasil vem da China”


China e Rússia propõe uma grande “Aliança da Soja”. criação de uma “aliança da indústria da soja”, relata o jornal South China Morning Post. O Ministro do Comércio chinês, Zhong Shan, pediu uma cooperação mais estreita com Moscou em todas as áreas da cadeia de abastecimento da soja durante uma videoconferência com o Ministro do Desenvolvimento Econômico russo, Maksim Reshetnikov, em agosto.

A China é hoje a maior importadora mundial de soja,  no momento o Brasil é o maior exportador de soja para China, porém pelos movimentos do país asiático, as coisas podem estar mudando.



Com informações da Sputinik Brasil


Siga nossas redes: Facebook | Twitter | Instagram |Youtube | Canal de Telegram


 

Os comentários estão desativados.