em Internacional

Cloroquina pode causar distúrbios mentais, alerta agência européia

30/11/2020

O remédio defendido por Jair Bolsonaro contra o coronavírus, podem ter como um dos efeitos colaterais, os distúrbios mentais, é o que alerta a Agência de medicamentos da União Europeia (EMA), na última sexta-feira (27), veja o que disse a Agência:




A Agência de Medicamentos da União Européia (EMA) alertou sobre os perigos da cloroquina, ao contrário de Bolsonaro que coloca o remédio como “grande solução” contra o COVID-19.

De acordo com a agência européia o uso da hidroxocloroquina associado ao risco de distúrbios psiquiátricos e comportamentos suicidas.




A declaração está em um comunicado divulgado pelo comitê de segurança da EMA na última sexta-feira (27), logo após revisão  dos dados disponíveis sobre o medicamento. O medicamento tradicionalmente é usado no combate à malária e lúpus.
 

LEIA TAMBÉM:

 

Secretário de Saúde de SP lembra: “95% da cloroquina no Brasil vem da China”

Em evento do governo Bolsonaro, professora desmonta fake news da cloroquina

MP quer investigar possível superfaturamento para produzir cloroquina
 

Porém alguns líderes políticos de extrema-direita como Bolsonaro e Trump, fizeram propaganda do remédio contra o coronavírus, o que popularizam a cloroquina.



No entanto os estudos científicos comprovam que a cloroquina é ineficaz contra o coronavírus.

Além disso agora, de acordo com a agência européia o uso da cloroquina também pode ter efeitos colaterais graves:

“A revisão havia sido iniciada em maio de 2020, após a EMA ter sido informada pela Agência de Medicamentos da Espanha sobre seis casos de desordens psiquiátricas em pacientes com COVID-19 que haviam recebido doses de hidroxicloroquina acima do autorizado”, diz o comunicado da agência européia.
A agência não permite o uso dos dois remédios para tratar da COVID-19 e ainda lembra que estudos clínicos de larga escala não mostraram “nenhum efeito benéfico” em sua utilização contra a doença. “Já se sabe que a cloroquina e a hidroxicloroquina, mesmo utilizadas em doses aprovadas para indicações autorizadas, podem causar um amplo espectro de transtornos psiquiátricos

Com informações do Estado de Minas

Seja um apoiador do nosso site, contribua pelo Paypal
 
Clique aqui e receba nossas notícias no seu Whatsapp

Os comentários estão desativados.