CPX no boné de Lula não é referência a facção criminosa

13/10/2022

A milícia criminosa paga com dinheiro público do Bolsonarismo, volta a espalhar fake news, agora dizendo que boné de Lula usado no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, com as letras CPX seriam associados ao Comando Vermelho, quando na realidade significam “Complexo” em referência ao Complexo do Alemão.

A milícia digital paga com dinheiro público do bolsonarismo, espalhou a fake news que o ex-presidente Lula (PT0 usou um boné associado a facção criminosa e narcotráfico, com as letras CPX, as fake news bolsonaristas afirmaram se tratar de um termo ligado ao Comando Vermelho.

As letras “CPX” são a abreviação de “complexo” — uma referência a “complexo de favelas”, expressão usada para denominar regiões com concentrações de comunidades. Veja alguns exemplos:

Complexo do Alemão ou CPX Alemão;

Complexo da Penha ou CPX Penha;

Complexo da Maré ou CPX Maré;

Complexo do Chapadão ou CPX Chapadão;

Complexo do Salgueiro ou CPX Salgueiro.

A sigla “CPX” é usada principalmente na internet para simplificar a digitação. Inclusive, ela já foi citada pelo perfil oficial da Polícia Militar do estado do Rio de Janeiro (veja abaixo) e consta do resumo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do governo estadual para 2023.

Os perfis bolsonaristas que ligaram a sigla ao tráfico compartilharam imagens de fuzis, por exemplo, com o termo.

ARTIGOS RELACIONADOS:

Em sua rede social, o senador Flávio Bolsonaro (PL) postou fotos do ex-presidente Lula com o boné. “Mais uma coincidência de simpatia pelo tráfico de drogas?”, disse Flávio na postagem. Ele também publicou uma outra mensagem que falava sobre a sigla. “Lula visita ‘QG do Comando Vermelho’ no Alemão, RJ, e usa boné que significa ‘cupinxa (parceiro) do crime’”, afirma parte da postagem.

O boné que Lula usava foi presente de Rene Silva, fundador do jornal Voz das Comunidades e nascido e criado no Complexo do Alemão. Após a repercussão na internet, Rene postou um esclarecimento no começo da manhã desta quinta (13).

       

Os comentários estão desativados.