em Política

Direito de resposta: TSE dá 184 inserções a Lula dentro do programa de Bolsonaro

19/10/2022

O ex-presidente Lula (PT) teve uma grande vitória sobre Jair Bolsonaro (PL), com o Tribunal Superior Eleitoral o atendendo e o dando 184 inserções dentro das inserções de Jair Bolsonaro. Uma derrota que poderá fazer diferença em uma eleição apertada.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu direito de resposta ao ex-presidente Lula (PT), devido a propaganda de Jair Bolsonaro (PL) afirmar que Lula era ladrão e corrupto. A decisão da Ministra  Maria Claudia Bucchianeri, atingirá 184 inserções de Jair Bolsonaro, que associou Lula a criminalidade e o chamou de ladrão e corrupto, mesmo que todos processos tenham caído por falta de provas e parcialidade do ex-juiz Sérgio Moro, que agora está na campanha de Bolsonaro.

No vídeo de Bolsonaro há um trecho de cerca de 30 segundos em que a tese é defendida mostrando dados de votações em unidades prisionais. O programa diz, pela voz do seu locutor, que Lula seria “escolhido pelos criminosos” do Brasil uma vez que teria 98% dos votos no presídio de Tremembé em São Paulo, além de 90% dos votos de presos da Paraíba.

Para a ministra Maria Cláudia Bucchianeri, do TSE, o conteúdo veiculado por Bolsonaro foi considerado como desinformação. Ela ainda defendeu que o Judiciário interfira o mínimo possível, mas nesse caso, Bucchianeri considerou que a informação trazida pela campanha entra em contradição com a atuação do próprio Judiciário, além de descontextualizar os fatos que levaram à anulação dos processos contra Lula. A desinformação foi veiculada em 164 inserções.

Em um segundo processo, a ministra usou de argumentação semelhante para dar ganho de causa a Lula contra as 20 inserções em que a campanha de Bolsonaro chama o ex-presidente de “ladrão” e “corrupto”.

       

Os comentários estão desativados.