em Internacional

Empresas chinesas removem Israel de seus mapas online

30/10/2023

A República Popular da China removeu Israel de seus mapas online, como o Baidu e Alibaba, em protestos pela escalada israelense em Gaza e suas posições públicas sobre o conflito.

Tudo começou com as redes sociais trazendo rumores que empresas chinesas como Baidu e Alibaba, retiraram Israel de seus mapas online, a hipótese que parecia até fake news acabou confirmada.

China remove a palavra e a bandeira de Israel dos seus mapas online

Sem nenhuma explicação a bandeira e o nome de Israel foi tirado dos serviços de mapa online chineses.

Os mapas online em língua chinesa do Baidu demarcam as fronteiras internacionalmente reconhecidas de Israel, bem como dos territórios palestinos, além de cidades importantes, mas não identificam claramente o país pelo nome.

O The Wall Street Journal noticiou o fato, questionando o porque as empresas de tecnologia chinesas tiraram o nome de Israel de seus mapas online.

ARTIGOS RELACIONADOS:

VÍDEO: Protestos a favor da Palestina eclodem mundo afora com multidões

Netanyahu: “Nós somos o povo da Luz, eles são o povo das trevas” sobre os palestinos


O mesmo acontece com os mapas online produzidos pelo Amap da Alibaba, onde até pequenas nações como o Luxemburgo estão claramente marcadas, mas Israel não aparece em seus mapas.

Nenhuma das companhias respondeu as questões do Wall Street Journal, a respeito da ausência da bandeira e nome de Israel nos mapas online chineses.

A China vem adotando uma postura de ir contra o genocídio israelense na Faixa de Gaza, além de pedir um cessar fogo na região que pode comprometer a estabilidade de todo Oriente Médio. Tanto a China, como a Rússia, expressaram como solução para o conflito, a demarcação do Estado Palestino.

A solução de dois estados, com amplo apoio internacional e em coexistência com Israel.

ENTRE EM NOSSO CANAL NO TELEGRAM E RECEBA NOTÍCIAS

Os comentários estão desativados.