Itália afirma que extraditará Bolsonaro, caso ele tente fugir para lá
20/08/2023
Autoridades italianas afirmaram que extraditarão Bolsonaro caso ele tente fugir para a Itália, para fugir da prisão no Brasil. Bolsonaro está tentado a cidadania italiana e a Itália poderia ser um país em que o mesmo poderia se refugiar, pois é governado pela extrema-direita.
De acordo com deputados e o Ministério da Justiça da Itália, se Bolsonaro tentar fugir do Brasil para evitar a prisão e for para Itália, será extraditado, mesmo que ele conseguisse cidadania italiana.
Autoridades brasileiras e a Justiça Brasileira já estão monitorando uma possível fuga de Bolsonaro do país.
Integrantes do alto escalão do Executivo disseram ao UOL que a declaração do recente ex-presidente de que havia “risco” no Brasil deve ser vista como um sinal de alerta. A percepção é no mesmo sentido no STF (Superior Tribunal Federal).
Durante a última sexta-feira (18), Bolsonaro disse em Góias:
“Estive três meses nos Estados Unidos, no estado da Flórida, realmente um estado fantástico”, disse. “Mas apesar de ter sido acolhido muito bem, não existe terra igual a nossa. Sei dos riscos que corro em solo brasileiro, mas não podemos ceder”, completou.
Bolsonaro recebeu a cidadania honorária no norte da Itália em 2021. No entanto, tal iniciativa não dá acesso à União Europeia e não justifica uma homenagem paga pela cidade de seus antepassados. Mesmo assim, a ação da prefeitura de extrema direita gerou protestos, e um processo foi aberto para tentar derrubar o título do brasileiro.
A apreensão em relação e esse título é que facilitaria o pedido de nacionalidade italiana, por parte de Bolsonaro.
ARTIGOS RELACIONADOS:
Autoridades monitoram possibilidade de Bolsonaro fugir do país
VEJA divulga áudio explosivo que complica Bolsonaro
Angelo Bonelli, deputado do partido Europa Verde, foi claro quanto à disposição de seu país de receber o brasileiro. Questionado se ele seria bem-vindo na Itália, ele respondeu:
”Absolutamente não. A Itália se tornaria responsável por uma piora nas relações com o Brasil com uma pessoa que favorece uma tentativa de golpe. Acho que a população italiana não gostaria disso, mas é a minha avaliação. Como a Itália pode conceder cidadania a alguém acusado de crimes graves no Brasil?”
Com informações do UOL.