em Denúncias

OMS declara coronavírus pandemia, Bolsonaro disse que gravidade era “fantasia”

Após Bolsonaro dizer que o coronavírus era apenas uma fantasia e alarmismo, que não era “tudo isso que a mídia pregava”, agora a Organização Mundial da Saúde declara o coronavírus COVID-19 como uma pandemia.  Bolsonaro chegou a dizer que o coronavírus era uma “pequena crise”  e disse que não era “tudo isso que a mídia dizia”.”A descrição da situação como uma pandemia não altera a avaliação da OMS da ameaça representada por esse coronavírus. Não muda o que a OMS está fazendo e nem o que os países devem fazer”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.




Depois de Bolsonaro declarar que o coronavírus, não era tudo isso que a mídia pintava e que era uma “fantasia” , segundo o presidente: “”Obviamente temos no momento uma crise, uma pequena crise. No meu entender, muito mais fantasia, a questão do coronavírus, que não é isso tudo que a grande mídia propala ou propaga pelo mundo todo”, afirmou Bolsonaro.

Agora a Organização Mundial da Saúde, declarou o novo coronavírus está causando uma pandemia global.




O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que a mudança do status do surto não altera as recomendações de controle dadas aos países. “Pandemia não é uma palavra para ser usada de maneira leve ou descuidada. É uma palavra que, se mal utilizada, pode causar medo irracional ou aceitação injustificada de que a luta acabou, levando a sofrimento e morte desnecessários. A descrição da situação como uma pandemia não altera a avaliação da OMS da ameaça representada por esse coronavírus. Não muda o que a OMS está fazendo e nem o que os países devem fazer”.

“Nunca vimos uma pandemia provocada por um coronavírus. E nunca vimos uma pandemia que possa ser controlada, ao mesmo tempo. A OMS está em modo de resposta completa e de total atenção desde que foram notificados os primeiros casos”, complementou o diretor da OMS.

LEIA TAMBÉM:

‘Lembro a todos os países que estamos pedindo a vocês para ativar e ampliar seus mecanismos de resposta’, disse o diretor geral da OMS, Tedros Adhanon.

“Alguns países estão sofrendo com a falta de capacidade e recursos [para conter o surto]”, disse Adhanon.



“Pandemia não é uma palavra para se usar de maneira leve. Se for mal utilizada, é uma palavra que pode causar um medo irracional ou uma aceitação injustificada de que o combate [contra a doença] acabou”, explicou Adhanon.

Com informações da VEJA

Os comentários estão desativados.