Supermercados europeus boicotam carne brasileiro por desmatamento
16/12/2021
Redes de supermercados europeias anunciam boicote á carne brasileira, devido ao desmatamento ambiental, um grande e duro golpe no governo Bolsonaro. O anúncio pode ser o início de mais boicotes contra a carne brasileira, entenda o porquê:
Enquanto o governo Bolsonaro, afunda em pessimismo econômico a poucos meses da eleição, mais um anúncio duro para Bolsonaro: Redes de supermercados europeias, prometem boicote á carne brasileira, por conta do desmatamento, ou melhor, da “lavagem de gado”.
Lavagem de gado é conhecido como o desmatamento, em áreas de mata nativa, para a criação de gado e soja. As redes de supermercados, anunciou que além da carne brasileira, também derivados, deixarão de ser vendidos.
A maior parte dos produtos, são da JBS, a maior processadora de carne do mundo.
O boicote é uma resposta também a uma investigação da entidade Repórter Brasil, que alegou que a JBS, a maior processadora de carne do mundo, utilizou carne de vacas criadas em áreas desmatadas ilegalmente.
O governo Bolsonaro, tem sido um campeão de desmatamento, aqui isso parece normal, contudo, no exterior, o boicote começa a vir.
As seis redes são o grupo holandês Ahold Delhaize (que inclui as marcas Delhaize e Albert Heijn), a também holandesa Lidl Netherlands (que pertence ao grupo alemão Lidl), a belga Carrefour Belgium (subsidiária do grupo francês de mesmo nome), a francesa Auchan e a britânica Sainsbury’s. A elas une-se a empresa alimentícia britânica Princes Group.
Os compromissos assumidos variam de uma empresa para a outra. A Lidl se comprometeu a não vender mais carne com origem na América do Sul a partir de 2022. A Albert Heijn, maior rede de supermercados da Holanda, comunicou que vai parar de vender carne brasileira. Já a Delhaize e a Carrefour Belgium não vão mais vender salgadinhos de charque e outros produtos da marca Jack Link’s, associada à JBS.
Sete das maiores redes de supermercados europeus param de vender carne bovina do Brasil por relação com desmatamento. Mais um resultado da política ambiental e econômica do atual governo, que praticamente acabou com ICMBio e IBAMA. Tirar Bolsonaro da presidência é urgente!
— André Quintão (@AndreQuintaoPT) December 16, 2021
APOIE NOSSO TRABALHO AQUI:
PIX para doações: [email protected]
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Ratinho sugere eliminar com ”metralhadora” deputada do PT
MPF quer que União indenize famílias e vítimas graves da pandemia