TCU acusa governo de “abuso de poder” e omissão na pandemia

18/04/2021
O Tribunal de Contas da União (TCU) acusa o governo Bolsonaro de omissão, abuso de poder e ineficácia no combate a pandemia do coronavírus. O relatório é mais um duro golpe no governo que já está sendo investigado na CPI da Covid-19, que irá apontar omissões e ações do governo Bolsonaro na tragédia que chegou o Brasil com a pandemia.
O relatório do TCU sobre a ação do governo Bolsonaro na pandemua e é mais um duro golpe no governo.
De acordo com o órgão fiscalizador, o ministério da Saúde alterou documentos para se eximir da responsabilidade de liderar as ações ao ponto de não monitorar o fornecimento de remédios de intubação em postos de saúde.
De acordo com reportagem do portal UOL, o TCU se reuniu com o ministério em 19 de março para tratar da falta de medicamentos de IOT (intubação orotraqueal) aos pacientes em estado grave. Os fiscais relatam que o “acompanhamento do órgão baseava-se exclusivamente (…) nos medicamentos utilizados para intubação de pacientes internados em hospitais públicos”.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Bolsonaro é criticado por mortes na pandemia no Parlamento Europeu
Compra de cloroquina com dinheiro público será alvo da CPI da Covid
“Deixando de levar em conta a necessidade de abastecimento de medicamentos para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimentos (UPA), que também estariam realizando procedimento de intubação em pacientes graves, conforme relatado na própria reunião”, diz o documento do TCU.
“Outro ponto que chamou atenção”, dizem os fiscais, “foi o envio linear a todos os estados” de dois medicamentos para intubação, o propofol e atracúrio, “desconsiderando a diferença no número de leitos entre os estados”.
O Cerco (2)
TCU acusa governo de abuso de poder e omissão no combate à pandemia
Ministério da Saúde alterou documentos para evitar liderar ações, aponta relatório— Rudá Ricci (@rudaricci) April 18, 2021
O TCU confirma: abuso de poder, omissão e ineficácia fazem parte da atuação do Ministério da Saúde sob Bolsonaro. Um governo que altera documentos para se eximir da responsabilidade e negligencia kits de intubação precisa ser investigado na CPI da Covid urgentemente!
— Talíria Petrone (@taliriapetrone) April 18, 2021
“Os trabalhos de controle e monitoramento do MS [Ministério da Saúde] para os medicamentos de IOT foram ineficazes por falta de controle em tempo real e de sistema apropriado e, principalmente, por desconsiderarem o agravamento da crise, as condições sanitárias do país e as reais necessidades das secretarias de saúde”, prossegue o relatório.
Apoie a nossa luta. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para que continuemos a existir e manter nossa estrutura. A partir de sóR$5,00 você pode fazer a diferença e nos ajudar na luta política! Muito Obrigado!
**Doação feita pelo Paypal, não ficamos com dados financeiros de ninguém, o Paypal é uma plataforma segura de pagamentos online, Leia sobre
Clique aqui e receba nossas notícias no seu Whatsapp
SIGA NOSSAS REDES :