em Internacional

Trump diz que Irã está se acalmando, fala em paz e sanções econômicas

Em pronunciamento oficial á nação, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump falou em “abraçar a paz”, afirmou que o Irã “está se acalmando”, fala em sanções econômicas mais duras contra o Irã. O pronunciamento se deu após os ataques com misséis do Irã em bases americanas no Iraque. Ainda afirmou que os EUA não precisam do petróleo do Oriente Médio.




Entre uma das declarações que mais chamou a atenção, durante o pronunciamento de Donald Trump, realizado hoje (08),  foi que os “EUA tem independência energética” e que o país não precisa de petróleo do Oriente Médio.

“Agora somos o principal produtor de petróleo e gás natural em qualquer lugar do mundo. Somos independentes e não precisamos do petróleo do Oriente Médio.”

Segundo Donaldo Trump, o ataque iraniano a bases americanas no Iraque, realizado ontem (7), no horário local do Brasil, não resultou em feridos ou mortos de soldados americanos.  E afirmou que os EUA “querem abraçar a paz” e não usar seu grande poderio militar contra o país persa (Irã).



LEIA TAMBÉM: Embaixada dos EUA emite alerta a cidadãos americanos que moram no Brasil

Ao lado do vice-presidente Mike Pence, do secretário de Defesa, Mike Pompeo e de diversas figuras da alta cúpula das Forças Armadas dos EUA,  Trump defendeu a morte do general iraniano Qaasem Soleimani e anunciou sanções econômicas mais duras contra o Irã.

Trump afirmou que a Organização do Tratado do AtLântico Norte (OTAN) deveria aumentar sua atividade na região. Os EUA é um dos principais financiadores da organização militar.

Ontem, após os ataques iranianos, Trump afirmou por meio de seu twitter, ”que estava tudo bem”.




O premier iraniano, Mohammad Javad Zarif, disse lovo após o ataque que o Irã havia “concluido suas resposta proporcional” em retribuição à morte de Soleimani. O parlamento iraquiano recentemente, aprovou que as tropas americanas devem deixar o país.

O jornalista Luiz Carlos Azenha fez uma análise sobre o comentário de Trump, sobre não depender do petróleo do Oriente Médio. Segundo ele, os EUA  iria depender mais do petróleo do pré-sal, costa da áfrica e Venezuela.

Clique aqui e receba nossas notícias no seu Whatsapp

Entre no nosso canal de Telegram e receba nossos conteúdos por lá

Veja o comentário:

Com informações de O Globo

 

 

 

 

 

Comments are closed.