em Internacional

África do Sul retira seus embaixadores de Israel

06/11/2023

A África do Sul decidiu chamar de volta seus diplomatas em Tel Aviv, capital de Israel, denunciando ainda o genocídio cometido por Israel em Gaza. Os diplomatas passarão por ”consulta” sobre a situação em Gaza, assim como a África do Sul, outros países estão fazendo o mesmo e denunciando os crimes de guerra.

Depois de Chile, Colômbia e outros países chamarem de volta seus embaixadores em Israel para consultas, agora foi a vez da África do Sul fazer o mesmo. De acordo com informações do Monitor Mercantil, o corpo diplomático sul africano foi retirado de Israel para consultas.

“O governo sul-africano decidiu retirar todos os seus diplomatas em Tel Aviv para consulta. A convocação para consulta é um sinal sério de que a África do Sul tem uma visão muito sombria da situação que permeia aquela parte do mundo”, disse Khumbudzo Ntshavheni, ministro da Presidência sul africana, em conferência de imprensa.

A África do Sul comunicou publicamente seu desapontamento com Israel pelo contínuo bombardeio em escolas, hospitais, ambulâncias, bloqueio de corredores humanitários e genocídio em Gaza.

“O Gabinete também notou os contínuos comentários depreciativos do embaixador israelense na África do Sul sobre aqueles que se opõem às atrocidades e ao genocídio do governo israelita”, anotou o ministro.

ARTIGOS RELACIONADOS:

Ministro Israelense diz que usar armas nucleares em Gaza é ”uma opção”

 

Israel ataca mais um hospital em Gaza e ataca comboio com médicos e crianças


“A posição do embaixador israelense na África do Sul está se tornando muito insustentável, e o Gabinete decidiu instruir o Departamento de Relações Internacionais e Cooperação a tomar as medidas necessárias dentro dos canais e protocolos diplomáticos para lidar com a conduta do embaixador de Israel na África do Sul”, disse Ntshavheni.

Com informações do Monitor Mercantil.

ENTRE EM NOSSO CANAL NO TELEGRAM E RECEBA NOTÍCIAS

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:

Os comentários estão desativados.