em Denúncias

Assessor de Guedes é denunciado por fraude em fundos de pensão

Assessor do Ministro da Economia, Paulo Guedes, do governo Bolsonaro é denunciado pelo Ministério Público Federal por fraudes em fundos de pensão.  O assesor de Paulo Guedes foi denunciado pelo MPF no âmbito da Operação Greenfield. Os procuradores acusam os envolvidos de gestão temerária na aprovação de investimento do Fundo de Investimentos e Participações (FIP) Sondas.




A força tarefa do Ministério Público Federal denunciou nessa quinta-feira (9) um dos assessores do Ministro da Economia do governo Bolsonaro, Esteves Colnago e mais 28 pessoas , responsáveis por gestão dos fundos de pensão Petros, Funcef, Previ e Valia.

Houve pedido recorde de reparação pelos prejuízos causados nos fundos.

“Os procuradores acusam os envolvidos de gestão temerária na aprovação de investimento do Fundo de Investimentos e Participações (FIP) Sondas —veículo de investimentos da empresa Sete Brasil Participações. Eles cobram, além da condenação dos denunciados, uma reparação econômica e moral das vítimas de 16 bilhões de reais, o triplo do montante causado em prejuízo aos fundos, cerca de 5,5 bilhões de reais.” diz reportagem da Reuters.




Colnago, recém-nomeado chefe da Assessoria Especial de Relações Institucionais do Ministério da Economia, chegou a ser Ministro do Planejamento no governo Michel Temer e era um dos integrantes do Conselho Deliberativo da Funcef, o fundo de pensão da Caixa.

O Ministério da Economia informou que Conalgo está a disposição  da força-tarefa da Operação Greenfield para prestar esclarecimentos relacionados aos fundos de pensão.

LEIA TAMBÉM:

“O assessor esclarece que todas as atividades exercidas como membro do Conselho Deliberativo da Fundação dos Economiários Federais (Funcef) ocorreram em consonância com o regimento interno e demais normas legais”, disse.




“Cabe lembrar que encontra-se em tramitação na Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) processo no âmbito administrativo de semelhante teor, no qual Esteves Conalgo já apresentou sua defesa”, concluiu.

Um assessor de Paulo Guedes, denunciado, repercutiu no mercado financeiro e na imprensa nessa quinta-feira.

Com informações da Reuters

Clique aqui e receba nossas notícias no seu Whatsapp

Entre no nosso canal de Telegram e receba nossos conteúdos por lá

 

 

Comments are closed.