em Internacional

Brasil sobe o tom com Israel e fala em possível corte de relações

08/11/2023

O Brasil começou a subir o tom contra Israel e fala em possível corte de relações diplomáticas caso algo ocorra com os brasileiros que estão sitiados na Faixa de Gaza, sem poder deixar o local, devido ao governo de Israel. Lula começou a falar em genocídio pratico pelo governo Netanyahu. O Brasil tem voz e influência no chamado ”Sul Global”.

O governo Lula resolveu subir o tom contra o governo israelense, comandado pela extrema-direita, avaliando que poderá usar seu peso regional e sua influência diplomática e política no Sul Global, para impedir que Israel ocupe indefinidamente a Faixa de Gaza.

ARTIGOS RELACIONADOS:

Ministro Israelense diz que usar armas nucleares em Gaza é ”uma opção”

 

África do Sul retira seus embaixadores de Israel

 

Colômbia e Chile convocam seus embaixadores que estão em Israel

Existem mais de 33 brasileiros que estão sitiados em Gaza, sem poder deixar a zona de guerra, devido ao Governo de Israel. O governo Lula afirmou que caso aconteça algo com os brasileiros, as relações entre Brasil e Israel ficarão insustentáveis, ou seja, serão rompidas.

Segundo uma fonte que acompanha a nova tentativa de acelerar a saída dos brasileiros, a diplomacia de Lula tem ressaltado o peso do Brasil na América Latina, e o ambiente controverso e crítico ao modo como Israel tem conduzido a resposta ao atentado do grupo terrorista Hamas, que inaugurou a guerra.

Nesse conflito mais de 4 mil crianças palestinas já morreram, nas redes sociais, inundam-se imagens e vídeos de crianças mortas, de famílias inteiras mortas pelo exército israelense.

Nesse cenário, o time de Lula enviou um recado a Israel: se algo acontecer com os brasileiros que estão na zona de conflito, as relações diplomáticas se tornarão insustentáveis.

E ressaltou que vizinhos, como o Chile, já determinaram inclusive o retorno de embaixadores por discordarem da resposta israelense, que tem vitimado civis e é alvo de franca contestação inclusive na Europa.

ENTRE EM NOSSO CANAL NO TELEGRAM E RECEBA NOTÍCIAS

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:

Os comentários estão desativados.