em Política

Indicação ao Oscar não devolverá democracia, mas é vitória simbólica

A indicação do documentário Democracia em Vertigem para o Oscar 2020, não irá devolver o desmonte das leis trabalhistas, o lawfare e destruição causados pela Lava Jato, toda a arquitetura de forças golpistas e de direita que levaram a eleição de Bolsonaro não irá se desfazer, a pressão dos militares a véspera do julgamento de Lula para que ele fosse preso, não irá voltar atrás. A entrega do pré-sal, o preço do gás, nada disso irá retroceder com a indicação do filme-documentário ao Oscar, é verdade. Mas a vitória é simbólica, porque leva ao “tapete vermelho” a verdade e os bastidores do que foram o golpe de 2016 e todo conjunto de forças que o arquitetaram.




Um debate vem se dando entre grupos de esquerda e progressistas, que a indicação ao Oscar do documentário Democracia em Vertigem de Petra Costa, é mais uma jogada política dos norte-americanos para suavizar sua engenharia de golpe e apoio a Jair Bolsonaro por aqui. Não temos elementos materiais para corroborar essa narrativa publicamente, mas é algo claro a se suspeitar e pensar e investigar.

No entanto, a indicação ao Oscar de Democracia em Vertigem, serve para projetar o que foi o golpe de 2016, sua articulação de forças que levaram a queda de Dilma. O jogo da mídia que se pintou para a guerra para derrubar o PT, a parcialidade do Judiciário com Sérgio Moro, que prendeu Lula, ajudou Bolsonaro a se eleger e logo após aceitou um cargo de Ministro no governo de extrema-direita, antagônico a tudo que Lula representava.




O jogo foi bruto, generais pressionaram o STF a véspera do julgamento de Lula, pressão aberta para sua prisão.

A indicação ao Oscar do documentário como afirmamos, não irá devolver ao país ao que o Brasil era antes de Cunha, Temer e Bolsonaro. No entanto, a vitória simbólica consiste em massificar e tornar simples para as pessoas o que foi esse golpe e seus interesses.

LEIA TAMBÉM:

A vitória simbólica consiste em trazer o debate em torno do documentário. Um documentário que do ponto de vista político emociona e faz reviver cada episódio que foram esses últimos quase 4 anos, entre a queda de Dilma e mais de um ano de governo Bolsonaro.

Alguns atores sociais que apoiaram o Impeachment de Dilma, hoje fragmentaram-se.




Como a direita levou anos para derrotar o PT e tira-lo do poder, também acreditamos que o processo para derrotar o bolsonarismo cultural e para enfraquecer toda sua base de apoio e segmentos sociais. No entanto pequenas vitórias contam durante o processo e uma delas…. é a vitória simbólica de Democracia em Vertigem estar no centro do debate e da indicação ao Oscar.

Clique aqui e receba nossas notícias no seu Whatsapp

Entre no nosso canal de Telegram e receba nossos conteúdos por lá

Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | VK | Instagram

 

Comments are closed.