Nordeste vai crescer mais que a média do Brasil em 2023
06/08/2023
A região que mais vai crescer em 2023 e mais atacada pela direita e extrema-direita. O Nordeste vem atraindo vultuosos investimentos bilionários estrangeiros e com o setor de turismo, também deve puxar o crescimento nacional.
O Nordeste e a região Centro Oeste devem puxar o crescimento brasileiro nesse ano de 2023.
De acordo com informações da Tendências Consultoria, o PIB da região Nordeste deve crescer em torno de 2,4% em 2023, enquanto a região Centro Oeste deve crescer 2,3%.
A média de crescimento nacional do PIB esse ano deve ficar em torno dos 1,9%.
Segundo a Consultoria o crescimento dessas regiões devem ser puxados pelo setor agropecuário e de indústria, além do crescimento no setor de turismo.
De acordo ainda com a consultoria, o Nordeste deve manter uma média de crescimento maior que a média nacional, em torno de 2,7% entre 2024 e 2032.
ARTIGOS RELACIONADOS:
VÍDEO: Deputado bolsonarista é humilhado com resposta na CPI do MST
O cerco se fecha a Bolsonaro: PF acha elementos que o encurralam
A região terá um boom com energia eólica, produção de gás natural e petróleo. Além disso, a questão de infraestrutura deve puxar o crescimento da região, com a evolução da ferrovia de integração Oeste-Leste.
A região mais atacada pela direita e extrema-direita deve puxar o crescimento nacional nos próximos anos.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO) defendeu uma frente Sul-Sudeste ante o Norte- Nordeste (que são as regiões que Lula venceu) . O consórcio do Nordeste respondeu a altura ao governador mineiro.
🇧🇷 Consórcio Nordeste critica declarações de Romeu Zema, que defendeu, em entrevista ao Estadão, uma frente Sul-Sudeste ante os estados do Norte e do Nordeste.
— Eixo Político (@eixopolitico) August 6, 2023
De acordo com o grupo, as falas de Zema parecem “aprofundar a lógica de um país subalterno, dividido e desigual”. pic.twitter.com/scZTgWRjHb