em Política

O casal de 22 anos responsável pelo Sleeping Giants, terror da extrema-direita:

13/12/2020

Um casal de jovens de 22 anos, responsável pelo Sleeping Giants, que foi responsável por desmonetizar veículos de extrema-direita por fake news e discursos de ódio ou teorias da conspirações. Ao contrário do que afirmava o chorume de “zap zap” bolsonarista, o casal é jovem, ativista, não conta com financiamento de ninguém e vivem do auxílio-emergencial no momento, de acordo com reportagem da Folha de São Paulo.




A jornalista Mônica Bergamo, em reportagem especial na Folha de São Paulo nesse domingo (13), revela a identidade de quem estaria por trás do Sleeping Giants, plataforma ativista nas redes sociais que combate as fake news e discursos de ódio da extrema-direita.

Apesar das teorias conspiratórias bolsonaristas, apontarem um ”financiamento internacional” ao grupo, o grupo é composto de apenas um jovem e uma jovem, um casal de 22 anos.




O grupo anteriormente atuava de forma anônima e despertava a fúria da extrema-direita, por denunciar suas mentiras e mostrar aos anunciantes nos veículos de direita, as mentiras/teorias da conspiração e discursos de ódio.

O grupo porém, decidiu revelar sua identidade na Folha de São Paulo.

LEIA TAMBÉM:

 

MC Donalds suspende publicidade no canal de Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho mentiu à Receita Federal para receber dinheiro de alunos

Guru de Bolsonaro, Olavo de Carvalho diz que só 1 pessoa morreu de coronavírus

PF mira sócio oculto de blogueiro bolsonarista. Sócio tem contratos públicos
O grupo foi fundado por apenas duas pessoas, um casal de 22 anos de Ponta Grossa, no interior do Paraná. Leonardo de Carvalho Leal e Mayara Stelle moram com os pais e são namorados desde os 15 anos. Ele era motorista de Uber até que teve o carro batido no início do ano. Ela era vendedora de maquiagens até que a epidemia da Covid-19 fechou os salões de beleza em Ponta Grossa.



“Estudantes de direito do sétimo período de uma faculdade federal da cidade, ambos vivem hoje do auxílio emergencial que o governo concede a milhões de brasileiros. Dizem que não há ninguém por trás deles e que não recebem nada pelo trabalho.” mostra a reportagem da Folha de São Paulo.

Apoio ao grupo

 

O grupo tem apoio do  Rede Liberdade, grupo de advogados que atuam contra violação de direitos e liberdade de expressão, apoia os dois prestando assessoria jurídica e de comunicação sem cobrar nada.

De acordo com o casal, eles leram sobre a atuação do Sleeping Giants nos EUA, atuando contra o site de Steve Bannon, chefe da campanha vitoriosa de Trump em 2016 e resolveram fazer o mesmo no Brasil.

Criaram o perfil no Twitter em maio de 2020, em poucas horas tiveram milhares de seguidores e em seguida foram tornados oficialmente o Sleeping Giants do Brasil, pelo criador americano do movimento, Matt Rivitz.



De acordo com o casal, eles resolveram vir a público mostrar quem são, por respeito aos seguidores.

Veja a entrevista completa na coluna da jornalista Mônica Bergamo na Folha de São Paulo.

Seja um apoiador do nosso site, contribua pelo Paypal
 
Clique aqui e receba nossas notícias no seu Whatsapp

Os comentários estão desativados.