em Política

O STF nunca afastou a responsabilidade de Bolsonaro contra o coronavírus

11/08/2020

Embora as redes profissionais das fake news bolsonaristas, espalhem por suas redes que a culpa pelos 100 mil mortos é dos governadores. A verdade é que o STF nunca tirou a responsabilidade administrativa de Jair Bolsonaro diante da pandemia, entenda o porquê.




Enquanto as redes bolsonaristas  tentam fazer uma operação de guerra, para colocar a culpa das 100 mil mortes na conta de outros gestores.

É importante desmentir uma grande mentira que vem sendo espalhada: O STF nunca tirou a responsabilidade de Bolsonaro no combate a pandemia.




De acordo com o colunista da VEJA, Thomas Traumann, está sendo realizada uma grande operação no submundo das redes bolsonaristas, para que Bolsonaro não seja culpado pelas 100 mil mortes.

Ainda de acordo com o artigo, o que o Supremo teria feito, não foi tirar a responsabilidade de Jair Bolsonaro durante a pandemia  nem proibir a ação do governo contra a pandemia.

Operação de guerra com mentiras para tirar responsabilidade de Bolsonaro na pandemia

Em síntese o que o Supremo fez foi : É que o governo Bolsonaro não poderia tomar ações sozinho contra a pandemia e que de acordo com a Constituição Brasileira a saúde pública do povo é responsabilidade de todos poderes.
 

LEIA TAMBÉM:

 

VÍDEO: Bolsonaro dizia em março que “nem 800 vão morrer de coronavírus”

Bolsonaro sobre coronavírus: “Alguns vão morrer, lamento, é a vida”

Oxfam revela: bilionários brasileiros enriqueceram R$ 176 bilhões na pandemia

Enquanto Bolsonaro distrai com cloroquina, faltam medicamentos em UTIs

 

A Agência Lupa desmentiu com riqueza de detalhes a nova mentira bolsonarista que vem circulando nas redes sociais.

De acordo com a matéria:





 

Na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6.341, o Supremo decidiu que os governos municipais e estaduais podiam determinar o isolamento social, quarentena e fechamento do comércio. Já na ADI 6.343, os ministros entenderam que os governadores e prefeitos poderiam restringir a locomoção interestadual e intermunicipal, caso achem necessário. Por último, na Arguição de descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 672, o ministro Alexandre de Moraes decidiu que as autoridades estaduais e municipais tinham a competência para manter medidas adotadas para combater a pandemia. Nenhuma das decisões afastava a possibilidade de o Governo Federal tomar medidas para a contenção da pandemia..

 

Ou seja, o STF nunca tirou a responsabilidade do governo Bolsonaro no combate a pandemia.

Além disso, Ministros do STF, como Marco Aurélio de Mello fez questão de frisar que a responsabilidade que o STF estabeleceu de combater a pandemia eram dos Estados, Municípios e GOVERNO FEDERAL.

De acordo com Marco Aurélio:

“É letra expressa da Constituição Federal: cumpre à União, a Estados, municípios e ao Distrito Federal cuidar da Saúde e legislar sobre a saúde”.

 

Clique aqui e receba nossas notícias no seu Whatsapp

Clique aqui e receba nossas notícias pelo seu Telegram
 

Siga nosso Twitter:


 

Instagram siga Falandoverdades no Instagram

Os comentários estão desativados.