Trump retira privilégios comerciais do Brasil
Via Conversa Afiada
A Casa Branca publicou nesta segunda-feira 10/II uma decisão que retira o Brasil e cerca de 20 outros países da lista de economias que têm certos privilégios por seu status de “país em desenvolvimento”.
Desta forma Donald Trump ganha margem para impor barreiras comerciais a produtos brasileiros antes protegidos pelo status de “em desenvolvimento” do país. Isso, no mínimo, é um golpe sobre a relação que o governo brasileiro diz ter com a Casa Branca..
LEIA TAMBÉM:
- Boslonaro faz outra live assistindo discurso de Trump
- Washington Post fala em grande traição de Trump contra Bolsonaro
Informação da Folha de S.Paulo dá conta de que, durante a visita de Jair Bolsonaro a Washington em março do ano passado, o governo brasileiro aceitou abrir mão de seu status de país em desenvolvimento na Organização Mundial do Comércio (OMC) em troca do apoio dos EUA à entrada do Brasil na OCDE, o clube dos ricos.
Mas, segundo Jamil Chade, do UOL, o governo brasileiro não sabia que o acordo previa a possibilidade de impor novas barreiras comerciais.
O governo Trump publicou uma norma que retira o Brasil da lista de nações consideradas em desenvolvimento, o que dava ao país determinados privilégios comerciais. pic.twitter.com/uZaW4OUjkc
— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) February 10, 2020