em Denúncias, Economia

Cenas de saque a caminhão de carne no Rio, não é na Venezuela

Cenas impressionantes que não se viam desde o governo FHC

Um caminhão de carne foi saqueado em outubro desse ano na Feira do Acari, no Rio de Janeiro. Segundo informações do Bom dia Rio, bandidos tentaram roubar o caminhão, mas quando viram que o caminhão  era de carnes, desistiram, no entanto quando o caminhão voltava de portas abertas na favela, as pessoas que estavam na Feira do Acari no Rio de Janeiro foram até o caminhão e tiraram as carnes.




Segundo os próprios apresentadores do jornal da Globo, as cenas são impressionantes, mesmo tendo ocorrido em outubro, antes das altas maiores no preço da carne, mostram o rumo social que o país está tomando.  A inflação para famílias de baixa renda sobe mais que a inflação oficial, é o o que registra o INPC (Índice nacional de Preços ao consumidor).

O deputado federal, Paulo Pimenta (PT/RS) tuitou sobre o fato: “cenas como esta ocorreram com frequência durante o governo FHC e aparentemente tinham acabado. Será?”



Os preços das carnes elevou as projeções para a inflação em 2019,  só em novembro o preço da carne subiu 8%, em alguns cortes de carne o aumento é ainda maior, tanto que alguns açougues estão tirando os preços de cortes de carne na capital paulista.

Na Venezuela, antes de Chavéz, ocorreu uma grande rebelião popular que terminou em  massacre conhecido como Caracazo, uma explosão social espontânea em que a população se rebelou contra um pacote de medidas econômicas do governo, a população saiu as ruas em protesto e saquearam comércios e supermercados. Na época na Venezuela, 70% da população vivia abaixo da linha de pobreza.

Foi dessa rebelião e descontentamento social que surgiu a figura de Hugo Rafael Chavéz Frias, na vida nacional venezuelana.

LEIA TAMBÉM: Preço da carne dispara e atinge o maior nível dos últimos 30 anos

As cenas de saque no Rio de Janeiro, podem ser um caso isolado ou o prenúncio de que algo está ocorrendo no tecido social brasileiro. O valor da carne subiu ainda mais depois de outubro, o preço da carne não irá voltar ao valor anterior e o governo não fará nada para diminuir o valor.



E o mais impressionante são as cenas, que internautas comparam aos que a Tv brasileira, divulgam sobre a Venezuela. Para completar o cenário, o preço da carne suína e de frango também subiu   

Com informações da Revista Fórum e Bom Dia Rio de Janeiro/Globo

Os comentários estão desativados.