Preço da carne dispara e atinge o maior nível dos últimos 30 anos
O que todos sabiam aconteceu, o preço da carne disparou, os preços tendem a ficar nas alturas nos próximos meses.
O preço da carne disparou no mercado, o valor da carne no atacado subiu 50%, aumento que foi repassado para o varejo de carnes. O valor foi repassado quase que integralmente em alguns cortes de carne (tipos de carne).
O contrafilé por exemplo teve reajustes acima dos 50%, o coxão mole subiu cerca de 45% nos últimos 3 meses, de acordo com informações da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Aumentos absurdos e impensáveis a determinado tempo atrás.
A reportagem da Revista Exame, mostra que a projeção do mercado estaria agitado por cotações subindo em média 8,9% por semana desde início de novembro, segundo a segundo pesquisa da BoiSCOT Consultoria.
Ainda de acordo com a pesquisa, o preço atual do arroba bateu recordes e chega a ser negociado por R$ 230,00 , com aumentos registrados em 29 das 32 cortes de carne. Situação inédita, que não ocorria desde o início da década de 90.
LEIA TAMBÉM:
- Economistas de Bolsonaro querem aumentar impostos sobre comida, remédios , cesta básica
- O novo aumento no gás de cozinha em novembro
“É a primeira vez, desde novembro de 1991, que a cotação atinge esse patamar (considerando o preço nominal e também o preço deflacionado)”, disse a BoiSCOT quado o preço bateu R$ 200.
Não há uma previsão de quando as carnes vão parar de subir, segundo economistas. Em alguns meses, pode se ter um “equilíbrio” nos preços.
A Ministra da Agricultura do governo Bolsonaro, disse que a ”carne não está cara”, ela é que estava muito barata antes. Bolsonaro já avisou que o governo não fará nada, para conter ou diminuir o valor das carnes. Com tudo isso e com o aumento das carnes de frango, o brasileiro ficará sem saída, se não reivindicar a carne que antes, ele tinha na mesa todos os dias… Isso é ir para as ruas.